colegiorainha@servita.com.br (21) 3392-0284 / 3392-7102 / 3392-8588 / 97158-5727

Atendendo a determinação do Estado do Rio de Janeiro, a escola está antecipando o recesso escolar a partir da próxima segunda feira, 16/03/2020.

Estão canceladas todas as atividades escolares e a previsão de retorno das aulas é dia 30/03/2020, caso outras medidas não sejam anunciadas.

A escola está solidária aos esforços para contenção do novo Coronavírus e agradecida pela compreensão e auxílio de toda a comunidade nesta importante missão.

Direção do Colégio Servita Nossa Senhora Rainha dos Corações.

É sabido que o primeiro caso do novo coronavírus foi confirmado no Brasil recentemente (26/02/2020), especificamente em São Paulo. O afetado é um idoso, de 61 anos, que fez uma viagem recente para a Itália. Autoridades no assunto garantem que não há razões para se criar desespero generalizado pois, pelo menos em nosso país, a proliferação da doença está sob controle. Além disso, a taxa de mortalidade da doença é considerada baixa e que a maioria dos casos são leves, equivalente a uma gripe ordinária.

De qualquer maneira, acreditamos que é dever do Colégio Servita Nossa Senhora Rainha dos Corações orientar, de forma que possamos juntos, conter a proliferação desse vírus que tanto atormenta a população ao redor do mundo. Preservar a saúde dos nossos alunos e colaboradores é uma preocupação real do Colégio Servita Nossa Senhora Rainha dos Corações.

A primeira sugestão é que, se possível, evite realizar viagens para países em que o vírus já tenha se alastrado. França, Itália e Japão são alguns deles. Caso ainda assim haja a necessidade de realizar tal viagem, pedimos que comunique a nossa diretoria com antecedência para podermos tomar devidas precauções.

Ao seu retorno, antes de enviar o seu filho(a) de volta à escola, favor nos informar para que possamos avaliar a situação e tomar medidas cabíveis de acordo com as orientações dos órgão especializados. Além disso, pedimos que nos mantenham avisados caso você, seu filho ou alguém que participe ativamente da nossa comunidade tenha tido contato direto com pessoas que estiveram nos países mais afetados.

Para finalizar, destacamos que o Colégio Servita Nossa Senhora Rainha dos Corações vêm se empenhando para aumentar ainda mais o nosso padrão de limpeza, sabendo da importância da higienização no processo de contenção do vírus.

Atenciosamente,
Equipe diretiva.

É bem verdade que, atualmente, somos mais conectados do que nunca. Usamos nossos telefones celulares como ferramentas para quase todos os afazeres do cotidiano. Isso está diretamente ligado ao avanço tecnológico: nas últimas décadas, os aparelhos deixaram de ser meros telefones e mensageiros para se tornarem um canivete suíço digital. 

 

E por mais que este cenário seja de grande otimismo pela praticidade que nos traz estes aparelhos, é importante estar atento aos problemas que traz a tecnologia. Um deles é a nomofobia: um mal-estar causado pela falta de uso de telefones celulares. O termo tem sua etimologia da contração de "no-mo" (termo em inglês para "sem telefone"), e fobia, sinônimo de medo ou desconforto. 

 

Por mais que se pareça algo extremo, a nomofobia já é um quadro clínico comumente diagnosticado em consultórios de psicologia pelo mundo inteiro, especialmente em países com alto índice de que conexão à internet. 

 

As causas para este transtorno são as mais variadas. Uma das mais populares está associada à outro transtorno: o FOMO - Fear of Missing Out (Medo de Perder, ou Medo de Não Saber). Esta fobia, por sua vez, descreve a ansiedade de não saber o que acontece no mundo. Os aparelhos digitais, por sua incrível capacidade de informação instantânea, levou este tipo de fobia à níveis jamais vistos. 

 

Outra causa para a nomofobia é o conforto que o ambiente digital traz para usuários. Normalmente, o internauta procura grupos na web que se assemelhe ao seu próprio perfil, em termos  de gosto, ideologia política, idade, gênero e diversos outros fatores. Com o aprimoramento dos algoritmos de redes sociais, o aparecimento de bolhas sociais na rede se tornou algo ainda mais profundo.


Este cenário gera no usuário um encantamento com o ambiente virtual, em detrimento do espaço físico. Além do transtorno depressivo, gera graves problemas sociais, como a perda de pluralidade nos debates públicos, o que afeta a civilidade na sociedade. 

 

O acesso às tecnologias digitais é um grande avanço da humanidade, mas deve ser usado com sabedoria e de forma regrada. É importante entender suas partes boas e aquilo que é perigoso para nosso bom desenvolvimento.

"Quem gosta de ler não morre só", a famosa frase de Ariano Suassuna, grande escritor e dramaturgo brasileiro representa bem a importância da introdução da leitura em nossas vidas, principalmente, desde a infância. O hábito da leitura é essencial para a formação de nosso repertório intelectual, aumento do vocabulário e, de fato, uma opção de lazer que pode ser feita em qualquer lugar. Ler é um hábito que se cria e isso deve ser estimulado desde as primeira palavras aprendidas pelas crianças, na pré-escola, por volta dos cinco anos. No entanto, o hábito da leitura deve ser introduzido antes mesmo do aprendizado, com a leitura sendo feita pelos pais, como um momento de união entre os dois.

A internet veio para ficar. Por mais que o uso indiscriminado da rede traga inegáveis malefícios para o aprendizado, sobretudo entre jovens, o recurso é também uma potente ferramenta de estudo, quando bem utilizado. Mais que excluir essa realidade incontornável em nossas vidas que é a tecnologia, importa, portanto, aprender a domar seu uso. É sobre isso este texto.

Já é passado algum tempo desde que os jogos infantis começaram a atrair a atenção dos professores em sua prática docente. Com efeito, constatou-se, por inúmeros estudos de caso, que o brincar é também uma forma de desenvolvimento intelectivo das crianças, devendo, por isso, ser estimulado como gerador de criatividade e meio de desenvolvimento do raciocínio lógico.

O sistema binário (também conhecido como ‘base 2’) é um sistema codificado que representa imagens, letras e, inclusive, outros números a partir de dois numerais: zero e um. Conhecido como o código básico de funcionamento dos computadores modernos, o sistema binário é extremamente importante para o desenvolvimento tecnológico em nosso tempo.

Janeiro está aí e os estudantes só pensam em uma coisa: férias! Sabemos da importância do descanso. É o momento de recarregar as baterias para o próximo ano letivo, e por isso o repouso é fundamental por possibilitar ao aluno um retorno proveitoso. Entretanto, será mesmo que as férias servem exclusivamente ao lazer? E se tivéssemos como articular diversão e aprendizagem? Seria uma ótima pedida! Pois ela é possível.

A infância é aquela maravilhosa fase da vida de nossos filhos antes deles começarem a dar trabalho. A frase impressionista é, claro, uma brincadeira; mas não está totalmente errada. Se os pais acham que seus filhos pequenos exigem atenção e geram preocupação, esperem até a chegada da adolescência!